segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

COMPARTILHAR É NOSSA MARCA

 Compartilhar é nossa marca. Beleza e profundidade na fala de Gãh Té. Muito mais do que fala é prática de vida. É práxis espontânea. "Nós somos ambientalistas de nascimento", que povo, que cultura, ah se aprendermos com eles... Confira uma História de Vida como História de Porto Alegre ainda não contada. É um fragmento da fala. Se desejar busque mais vídeos em fragmentos e o completo abaixo.

 

Transcrição completa deste vídeo:

(...)Eu vim compartilhar esse, minha fala com vocês amigos. Porque estou lutando por um olho de água que está quase sendo extinto, estão construindo mais condomínio a ser extinto que a linda água, é nossa resistência, o mato também ali. Eu e meus netos, meus sobrinhos, meus irmãos e minhas irmãs, estamos cuidando. Nós somos ambientalistas de nascimento. Não precisamos ser informados, honramos, não temos academia mas honramos com vida e morte, como diz também na bandeira que é um símbolo nacional do nosso país. Nós fazemos, com honra, defendemos nossa pátria amada.

Porque eu chamei a minha sobrinha, para nossa marca, o que é a nossa marca, a nossa história, e os ancestrais esse é o nosso caminho. Os pais, o que são os pais, a rua e o sol, esse é o nosso caminho: eu sou da rua ela é o sol, os deuses nossos seguidores, nossos animais. É porque nós amamos a natureza.

Adorei estar aqui com vocês, nesta oportunidade. Meus velhos não tiveram essa oportunidade. Espero que meus netos e meus tataranetos, tenham muitas oportunidades.

A nossa Constituição diz também, e eu não escrevi: direitos iguais. Temos? Não! Não temos. Tem outras leis também municipais e estaduais, são nossos direitos, o humano, o bem-estar, o viver. No entanto, as vezes, temos nossos irmãos, debaixo da ponte. E dois aqui de não estender o braço. Eles não tem condições, mas alguém tem condições e não colabora (...).

Se você deseja conferir mais vídeos parciais da fala de Gã Té, confira abaixo.

Se você deseja conferir o vídeo integral e a transcrição integral da fala de Gãh Té, clique abaixo.

Fala de Gãh Té Kaingang no lançamento do site poa...

 

#primeirosaraupoancestral

#poancestral

https://www.ufrgs.br/poancestral/

https://poancestralblog.blogspot.com/

@poancestral

@museu.ufrgs

@cphiserer.2023

@simpapoa

@facedufrgs

@ppgmuspoa

@observatorioufrgs

@atempapoa

@neabiufrgs

@observametropoa

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Apoio às onze comunidades quilombolas de Porto Alegre

Ao clicar na imagem você acessa o google maps com as informações das comunidades  

Postagens mais visitadas