segunda-feira, 27 de novembro de 2023

RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

 

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mapas e atlas

  • MAPA DE OCUPAÇÕES INDÍGENAS ATUAIS E EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS
    • Trabalho de conclusão de Docentes em História da UFRGS, comentário aqui. Acesse o mapa aqui.

  • ATLAS DA PRESENÇA QUILOMBOLA EM PORTO ALEGRE/RS. 
    • PRIMEIRO VOLUME: CARTOGRAFIAS COLONIAIS.  Acesse aqui.
    • Comentário: (...)construídas com e a partir de cada comunidade quilombola. Com inspiração em Antonio Bispo dos Santos (2015), às cartografias contracoloniais, que surgem do processo do mapeamento co-participativo, representam as narrativas territoriais de nove comunidades quilombolas de Porto Alegre¹, pois cada qual, com suas particularidades, guarda consigo o registro das permanências e das resistências, que se entrelaçam em um panorama de segregação e de sobrevivência no ambiente urbano, sendo fortemente invisibilizado na cidade de Porto Alegre. Além dos estudos técnicos, o encerramento de cada capítulo é dedicado à apresentação de atividades pedagógicas com o objetivo de promover a reflexão e as práticas da educação para a diversidade no temário proposto pela lei 10.639/03.

    • SEGUNDO VOLUME: EPISTEMOLOGIAS QUILOMBOLAS. Acesse aqui.
    • Comentário: (...) apresentamos através da contribuição de diversos autores as diferentes formas e possibilidades de compreender os quilombos e seus movimentos, permeando questões teóricas e metodologias, que se inscrevem na resistência, na resiliência e na formação da construção de territórios quilombolas, de modo a articular uma constelação de pesquisadoras, pesquisadores, militantes do movimento quilombola, educadores e educadoras que, ao longo de suas trajetórias profissionais e de suas atuações políticas, junto aos movimentos sociais, compartilham conhecimentos acumulados em suas experiências de pesquisa, de ensino e de extensão em comunicação.

arqueologia

"No Brasil, o fazer arqueológico se dá no âmbito das universidades e museus, os quais em geral mantêm revistas e páginas online para a divulgação de pesquisas científicas e materiais didáticos na temática. Além destas, há um contexto de pesquisa relacionado ao licenciamento ambiental que produz muito material didático nas ações de educação patrimonial. Toda esta pesquisa arqueológica realizada no país é coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN –, que também mantém online informações de pesquisas e publicações, sendo uma excelente base de dados. Além destes sítios, um bom local para iniciar pesquisas para trazer estes conteúdos e debates para a sala de aula é o Acervo Multimídia de Arqueologia e Antropologia – AMAA³ –, que disponibiliza ciber exposições, acervos e materiais educativos, incluindo planos de aulas." 

AMAA  - http://www.amaacervos.com.br

IPHAN - https://www.gov.br/iphan/pt-br

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