segunda-feira, 27 de novembro de 2023

O Poder Público - uma História na Cidade Baixa.

Há muitas Histórias ainda não contadas. Elaine Espíndola, registra sua História de Vida que faz parte da História de Porto Alegre não contada. Confira.

Elaine é testemunha viva do tratamento do Estado à diáspora, narra experiência vivida ao contato com proprietário de pessoas excravizadas. Fonte primária viva, preciosidade para o historiador, no vídeo a seguir,confira!



Transcrição da fala deste vídeo:

(...)Quando fui pagar um aluguel, que os famosos cortiços, que se chama, que se lê na literatura, aqui na Cidade Baixa, também existiu, nós moramos em cortiço. E fui pagar o aluguel, naquele dia, o proprietário estava fazendo 93 anos uma coisa assim, e sabe o que ele me disse: engraçado a senhora hoje tá aqui me pagando e eu queria lhe dizer uma coisa: "quando eu fiz oito anos, eu ganhei dois escravos de presente". Aqui, há pouco tempo. Eu tenho 73 anos mas isso pra mim é como se fosse ontem. Porque a Cidade Baixa tem todo esse aparato, dessa história, só valorizada e tida como muito bela, como um lugar só cultural e da noite.

Mas ela tem essas histórias de vida: e, porque ele ganhou esses dois escravos, com oito anos. Para que não fossem embora, João Alfredo, eu morava na Rua João Alfredo. Porque ao poder público interessava esta colonização, este povo, pra nós, não.

 

Se você quer assistir algum outro vídeo da Elaine que completam sua fala, decida abaixo:

A ancestralidade move montanhas e deixa marcas.

Ademarcação do Mocambo, luta diária.

Encontro de etnias, luta e resistência.

A sobrevivência na base da intuição.

Quilombo Mocambo, não é tamanho, é cultura!

O poder público - uma história na Cidade Baixa.

 

Aqui você assiste o vídeo completo, em duas partes, e encontra a transcrição completa de sua fala.

 

#primeirosaraupoancestral

#poancestral

https://www.ufrgs.br/poancestral/

https://poancestralblog.blogspot.com/

@poancestral

@museu.ufrgs

@cphiserer.2023

@simpapoa

@facedufrgs

@ppgmuspoa

@observatorioufrgs

@atempapoa

@neabiufrgs

@observametropoa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Apoio às onze comunidades quilombolas de Porto Alegre

Ao clicar na imagem você acessa o google maps com as informações das comunidades  

Postagens mais visitadas