terça-feira, 2 de abril de 2024

Seminário 60 anos do Golpe de 1964 e 40 anos das Diretas Já!


Para debater a Ditadura Empresarial-Militar imposta ao país em 1964, refletir sobre as consequências no tempo presente, assim como examinar as especificidades do processo de abertura política e a transição para a Nova República, em uma perspectiva crítica, o _GT História e Marxismo ANPUH-RS_ e o _Coletivo de Professoras e Professores de História da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - CPHIS_, convidam para o Seminário *60 anos do Golpe de 1964 e 40 anos das Diretas Já!*
O evento será realizado no _Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul_, em Porto Alegre, nos dias *26 e 27 de abril*, e conta com o apoio do _Coletivo Memória e Luta, PoAncestral, Associação Brasileira de Ensino de História - ABEH, Laboratório de Ensino de História e Educação – Lhiste/UFRGS, Projeto Aula Inacabada, Arquivo Histórico do RS_,_Sindicato dos Municipários de Porto Alegre/ SIMPA_, _Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS/ASSUFRGS_.
No dia *26/04, sexta-feira*, às 19h, as professoras Carla Rodeghero (UFRGS), Graciela Bonassa Garcia (UFRRJ) e o professor Nilo Piana de Castro (Colégio Aplicação-UFRGS), debaterão sobre o processo histórico que deflagra e sustenta uma longa ditadura, a anistia, o contexto atual que possibilita novas pesquisas sobre Memória, Verdade, Justiça e Reparação e as possibilidades de ensino sobre o período.
No dia *27/04, sábado*, pela manhã, teremos oficinas voltadas para a prática de pesquisa e ações formativas. A Profa. Regina Xavier (Dpto História-UFRGS e Coletivo Memória e Luta- UFRGS) abordará aprendizagem pela prática por meio das ações do Coletivo Memória e Luta em favor da Memória, Verdade, Justiça e Reparação na UFRGS; e a Profa. Ananda Simões Fernandes (Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul) tratará da importância social do Arquivo e as possibilidades de pesquisas que ele oferece.
Professoras(es) e pesquisadoras(es) fecharão o encontro com relatos e experiências em ensino, pesquisa e extensão. _Entrada livre_. Haverá certificação!
Para certificação, necessário fazer *inscrições*: ouvintes, de 29/03 a 27/04; apresentações, de 29/03 a 12/04, pelo formulário
Contato: gthistmarxrs@gmail.com
Siga no Instagram: @gt_historiaemarxismo_rs
 

#primeirosaraupoancestral

#poancestral

https://www.ufrgs.br/poancestral/

https://poancestralblog.blogspot.com/@poancestral

@museu.ufrgs

@cphiserer.2023

@simpapoa

@facedufrgs

@ppgmuspoa

@observatorioufrgs

@atempapoa

@neabiufrgs

@observametropoa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Apoio às onze comunidades quilombolas de Porto Alegre

Ao clicar na imagem você acessa o google maps com as informações das comunidades  

Postagens mais visitadas